A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA AS ORGANIZAÇÕES

“Planejar é a arte de trazer o futuro para o presente para que os gestores possam agir com eficácia no presente” (Vasconcelos, 2021)

Planejamento Estratégico é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas e planos de ações, com o objetivo de atingir resultados sustentáveis.

O problema é que a grande maioria das organizações, tanto no setor público quanto no privado, desconhece ou desconsidera totalmente essa preciosíssima metodologia e sai dando tiro para todos os lados e acaba errando o alvo. O maior problema é que o desgaste de energia é enorme e os resultados costumam ser desastrosos.  

Segundo Michael Porter (USA, 1947), renomado professor da Harvard Business School, a formulação de estratégia competitiva inclui a consideração de quatro elementos-chave em uma organização: definição das forças e das fraquezas, das oportunidades e das ameaças, dos valores pessoais e organizacionais e das expectativas futuras.

As forças e as fraquezas relacionam-se com fatores internos da organização (ambiente interno), enquanto oportunidades e ameaças se relacionam com fatores externos à organização (ambiente externo).

Os valores pessoais e organizacionais formam a base que irá sustentar o desenvolvimento dos trabalhos de qualquer organização e têm uma importância fundamental para a sobre vivência de uma organização. A mídia, nos últimos tempos, infelizmente tem estampado nos noticiários um número enorme de organizações públicas, privadas e religiosas que acabam se perdendo em meio à falta de ética e à corrupção.

As expectativas futuras delineadas e alinhadas pelos gestores, seguidas por um plano de ação bem estruturado formam as diretrizes que irão orientar sinergicamente o desenvolvimento dos trabalhos no caminho para o sucesso.  

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana, ACIAM iniciou o ano de 2021 com uma nova diretoria. São 19 novos membros dos mais variados ramos de atividade, que assumem com uma proposta diferenciada de potencializar as energias da instituição em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento econômico de Mariana. Um dos pilares básicos será justamente a implantação de um planejamento estratégico bem estruturado, cuja construção já começa através da realização de um Workshop no próximo mês de fevereiro, reunindo todos os diretores.

A Associação conta hoje com cerca de 300 associados. Segundo consta, Mariana possui cerca de 7.000 empresários! Sem dúvida, se unidos, formam uma força insuperável! É fato que os desafios para sobreviver são muitos mas, felizmente, superáveis! Rompimento de barragens, COVD19, eleições mal estruturadas e politicagem atravancando a gestão pública, excesso de impostos, falta de valorização e reconhecimento do empresariado local entre muitos outros problemas, formam o rol dos desafios a serem superados. Sozinhos, principalmente os pequenos, são como os gravetos solitários e frágeis que se quebram facilmente. Unidos, formam um feixe que dificilmente podem ser quebrados.

As falhas, evidentemente que existem como em qualquer outra instituição, mas a união faz a força! Por mais que surjam movimentos contrários, se estiverem juntos, não há força que os faça quebrar pelo caminho.

Portanto, meus caros empresários marianenses, unamos nossas forças! A ACIAM está de portas abertas para acolher a todos que queiram se associar! Oportunidades de melhorias são muitas! A solução: participar!

Quem tem ouvidos que ouça!

Contatos: caesarius@caesarius.com.br    

(Artigo publicado pela Agência Primaz de Mariana – MG em 26/01/21)

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: