INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE: CASES DE SUCESSO DURANTE A CRISE DO CORONA VÍRUS

“A necessidade é a mãe da inovação” (Platão)

Nos últimos dias, em meio à crise do Corona Vírus, tenho acompanhado o desespero plenamente justificado de vários empresários, principalmente os comerciantes, tendo em vista o enorme problema que estão enfrentando com a determinação de fechamento de seus estabelecimentos.

Como fazer o pagamentos do salários dos empregados, como quitar as dívidas, como pagar as contas e, enfim, como obter o próprio sustento se os meios de geração de renda foram suspensos e, ainda por cima, não se tem previsão de retorno a um mínimo de normalidade?

É realmente um desafio de proporções enormes. No entanto, a inovação e a criatividade podem ser um excelente parceiro no meio deste turbilhão. Alguns exemplos inspiradores que trazem boas soluções merecem ser compartilhados. É como dizia um velho ditado mineiro: se te derem um limão, faça uma limonada ou, para quem gosta, uma boa caipirinha. Então, vejamos.

Em poucos dias, a Fintech Cora criou um novo negócio, o “Compre dos Pequenos” https://compredospequenos.cora.com.br/. É uma plataforma onde você cadastra gratuitamente seu negócio e os consumidores podem comprar vouchers de seus produtos e serviços disponibilizados para serem usados depois do fim da pandemia. Com a antecipação de receitas, os empreendedores podem manter pagamentos fixos, como salários de funcionários, aluguel e contas. A nova plataforma, com 2.000 empresas cadastradas, já tem uma adesão maior do que o negócio original, o banco digital, que tem 120 clientes.

Nesta Mesma linha, o Google lançou o “Google Meu Negócio”, uma ferramenta que pode ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa. Vale a pena conferir: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

A Eats 4 You viu um aumento no número de cozinheiros cadastrados na sua plataforma de 25% após o surgimento da crise, com a adoção de entregas nas casas das pessoas, em vez de entregar somente em escritórios e condomínios comerciais. Vale considerar que a ABF – Associação Brasileira de Franchising prevê uma perspectiva de crescimento do setor franchising de alimentação para este ano entre 8% e 10% e que haja um incremento de 5% na geração de empregos.

A Dobra, fabricante de produtos com um material semelhante a papel, mudou completamente seu modelo de negócios em um dia. Passou a oferecer conteúdo e cursos para empresários, empreendedores e funcionários, como dicas para criar um negócio de impacto, economia colaborativa e capitalismo consciente. Cerca de 10 mil pessoas já se inscreveram para acessar o material.

Recentemente, aqui pelas terras marianenses, um pequeno caso me chamou a atenção. Precisei de cortar cabelo e as barbearias estavam todas fechadas. Consegui o contato de um profissional que me atendeu na minha casa, de acordo com a minha disponibilidade e de forma bastante personalizada. Fiquei feliz com o atendimento e ele com a conquista de mais um cliente e dinheiro no bolso. Este profissional, segundo seus comentários, estava com a sua agenda lotada, obtendo um faturamento até acima do anterior, sem contar a redução de custos com a manutenção do estabelecimento.

Muitos outros exemplos estão surgindo por aí e me trazem à memória uma cena que vivenciei há alguns anos, quando ainda morava em BH.

Era um show do violinista, cantor, tecladista e compositor Marcus Viana, na Praça da Liberdade e uma multidão de pessoas rodeava o palco. Mal o artista começou a tocar suas belas melodias, uma forte chuva começou a cair. A confusão foi geral, com as pessoas se evadindo rapidamente do local. No meio da confusão, apareceu um vendedor com um sacolão cheio de capas de chuva chinesas, vendendo sua mercadoria a um valor três vezes superior ao valor de mercado. Em poucos minutos, sem ninguém reclamar, todo seu estoque tinha se acabado…  

Fica aí mais bom exemplo de que, onde uma multidão vê um grave problema, alguém, com criatividade e iniciativa e muita força de vontade, vê uma grande oportunidade!

Quem tem ouvidos que ouça!

Contatos: caesarius@caesarius.com.br (31) 99345-0515

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: