MARIANA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE: POR QUE NÃO?

MARIANAA Pampulha recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Refletindo sobre esta bela conquista dos belo-horizontinos, deixo aqui uma provocação aos meus colegas marianenses. Não sou marianense nato, mas de coração e me pergunto:
RUA DIREITA II-Se a Pampulha (e Ouro Preto) conseguiram chegar lá, por que Mariana com seus 320 anos de história ainda não conseguiu? Será que o fato de ter sido a primeira primeira Vila, Cidade e Capital do Estado de Minas Gerais não são evidências suficientes para chegar lá? Será que seus templos e casarões seculares perfeitamente preservados, guardando uma imagem viva do tempo do império não tem peso bastante nos critérios adotados pela UNESCO? Será que a história viva visceralmente retratada pelas suas ruas estreitas, pela sua arquitetura e pela sua cultura não precisam urgentemente ser verdadeiramente valorizados e elevados, como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, à Patrimônio Cultural da Humanidade?
O Prefeito Duarte Júnior, em seu discurso em um evento paralelo à 21ª Conferência do Clima (COP-21) das Nações Unidas em Paris afirmou que pretende candidatar Mariana a Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco. Quiçá o movimento “além-da-lama” e seus adeptos aproveitem o ensejo e sigam em frente, explorando e investindo de verdade, com força e entusiasmo nesta empreitada, descobrindo assim a verdadeira missão da nossa querida cidade, há muito guardada e esquecida! Quem tem ouvidos que ouça!…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: