COACH E PROMESSAS MIRABOLANTES

COACHINGTrabalhei durante mais de 30 anos dentro de empresas de grande porte e atualmente, além de atuar como professor de cursos de pós-graduação, há mais de 05 venho atuando como Coach no mercado de trabalho. Licenciei-me pela Sociedade Brasileira de Coach – SBC e apaixonei-me pela metodologia. Através de muito estudo, venho desenvolvendo um trabalho com seriedade e profissionalismo, no entanto, cada vez mais distante da leviandade e das promessas mirabolantes que alguns profissionais do ramo andam divulgando por aí.
O Coach não faz milagres! Não dá para afirmar que somente com entusiasmo e força de vontade os problemas dos outros vão ser resolvidos. É preciso muito mais do que “viagens psicológicas” e clichês de auto-ajuda para a solução dos problemas apresentados. É preciso muito mais do que “pensar positivamente” para alcançar as metas delineadas; primeiro é preciso aprender a traçá-las e gerenciá-las. Da mesma forma, não dá para afirmar que de uma hora para outra alguém vai sair ganhando rios de dinheiro com o exercício desta profissão. O caminho até o sol exige muita persistência, tempo e investimento! Ganhar R$6.000,00 por algumas sessões ou faturar R$30.000,00 em um único mês não é tarefa fácil como algumas “estrelas de palco” vem afirmando, na ânsia de arrebanhar discípulos por aí em seus Workshops e curso de curta ou longa duração. Qualquer semelhança com os tão famosos marketings de rede e suas promessas de ficar rico da noite para o dia não é mera coincidência.
Trabalhar com Coach exige método, maturidade e experiência de vida e de mercado de trabalho. Não basta sonhar com a cabeça nas nuvens e, como uma “Poliana do Jogo do Contente” enxergar e sair anunciando tudo positivamente. Não basta simplesmente saber “fazer as perguntas certas” como alguns diletantes divulgam por aí. Além do método, é preciso “muitas horas de vôo”, “cabeça branca”, é preciso entender e saber se colocar no lugar do outro e incorporar a sua vivência contextual. Isto só se consegue depois de muita experiência e prática. Sinceramente, perdoem-me os destoantes, não acredito que alguém que nunca ou mal entrou dentro de uma empresa ou mesmo acabou de sair de uma faculdade, seja capaz de desenvolver um trabalho de Coach com a qualidade e a profundidade que é plenamente exigida para o exercício da profissão, portanto, muito cuidado com os falsos profetas de plantão.
A Metodologia Coach é uma metodologia revolucionária que, se levada realmente a sério, sem dúvida leva à melhoria de performance pessoal e profissional e traz resultados e excelentes resultados! Não podemos banalizá-la com a euforia infantilizada de gritos de guerra vazios e sem fundamentação!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: