LISBOA – BH: COMPARANDO O IDH

DIÁRIO DE LISBOA XXOntem, estivemos estudando Educação e Desenvolvimento Humano em sala de aula.
Desenvolvimento humano, segundo o Professor Zoran, é a valorização dos recursos naturais e humanos, assim como do capital físico e social que resulta na satisfação das necessidades humanas e na melhoria da qualidade de vida.
A ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD desenvolveu o conceito de Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, que classifica os países do mundo, tendo como base três pilares fundamentais: saúde (longevidade), educação e renda. O índice varia de “0” a “1”, sendo “0” o pior estado e “1” o melhor.
Dentro desse conceito, o Brasil, segundo Relatório divulgado em 2012, está em septuagésimo lugar, entre os 187 países divulgados, com 0,744 pontos e Portugal com 0,822. Belo Horizonte com 0,810 e Lisboa com 0,931.
Em conversas com os lisboetas, eles manifestam bastante insatisfação com os problemas que têm, mesmo com um IDH de 0,931! Venho dizendo a eles que são felizes e não sabem! É só fazer uma rápida comparação que dá perceber o quanto eles estão melhor que nós mineiros. Lisboa tem 537.743 habitantes, possui 04 linhas de metrô, com 55 estações, 43,2 quilômetros de extensão. Belo Horizonte tem 2.479.175 habitantes e possui 01 linha, com 19 estações, 28,2 quilômetros de extensão. A taxa de mortalidade infantil de Lisboa é de 4,3 por 1.000 habitantes, a de Belo Horizonte 9,7. Lisboa tem um registro 0,48 homicídios por 100 habitantes, Belo Horizonte 31,4 registrados em 2012.
Ando pelas ruas de Lisboa e raramente vejo um morador de rua ou mendigo pedindo esmola. Favelas não existem, e olha que eles estão em crise! Em contrapartida, Belo Horizonte…
O site Transparência Internacional divulga uma lista classificando os 175 países do mundo em termos de corrupção, sendo o número 1 o menos corrupto e o número 175 o mais corrupto. Nesta lista, em 2013, o Brasil ocupa o septuagésimo segundo lugar, Portugal o trigésimo terceiro. Será que tem alguma relação?…
Bom, acho melhor parar por aqui. O lado bom da coisa é que o brasileiro não desiste nunca! Vamos em frente, quem sabe um dia os impostos que pagamos vão melhorar o nosso IDH…

    • Brina
    • 25 janeiro, 2015

    E não podemos desistir nunca!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: