ETICA E RELIGIOSIDADE: UM PEQUENO GRANDE “CASE” EM DESTAQUE

DIÁRIO DE LISBOA XVAntes que qualquer leitor dos meus diários faça um julgamento precipitado, gostaria de afirmar que sou católico apostólico romano declarado! O caso aqui relatado não tem pretensão de denegrir a figura dos sacerdotes da santa igreja, mas sim alertar sobre os perigos do carreirismo, como bem vem alertando o Papa Francisco.
Esta semana uma das minhas professoras de mestrado compartilhou em sala de aula com os alunos uma experiência que me deixou surpreso e ao mesmo tempo indignado!
O relato da professora falava de uma apresentação onde ela participou como avaliadora de uma banca, júri como dizem por aqui, em uma tese de doutorado. O trabalho incluia um calhamaço de folhas com mais de 300 páginas!
O doutorando era um padre brasileiro, diretor de uma renomada instituição de ensino no Brasil. O júri era composto por especialistas no assunto e esperavam, até pelo título do figurão, um trabalho de altíssimo nível e qualidade.
O Júri então se reuniu, pegou o calhamaço e se preparou para ver a apresentação do trabalho do clérigo renomado. Quando foram verificar, era sem sombra de dúvidas, tudo praticamente plagiado! Para quem não sabe, plágio é crime! Perguntado se ele tinha noção do grande erro que estava cometendo, o figurão não sentiu nenhum drama. Incólume em cima do seu pedestal, manteve de cara limpa sua majestade! Simplesmente, de forma cínica como disse a professora, falou que ia rever o trabalho e reapresentá-lo!
Ética e religiosidade!…
Como hoje é sábado, depois de um dia inteirinho estudando, vou tomar um bom vinho português e deixo para vocês as reflexões sobre o caso! O domingão solitário me espera!…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: