ENEM E INCLUSÃO SOCIAL

DIÁRIO DE LISBOA XIDepois de um longo tempo distante dos bancos escolares, confesso que esta vida de estudante me deixa meio enfastiado. Mochila nas costas, caminhada, sala de aula, almoço, sala de aula, caminhada de novo, lanche, estudo e cama. Lembra-me a música do Chico Buarque: “todo dia ele faz tudo sempre igual”… Já estou contando as horas que faltam para fechar mais este ciclo. Mas, plagiando novamente Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a gente se engrena…
Hoje tivemos aula de uma disciplina que se chama Inclusão Social e Educativa. Por coincidência, trouxe comigo do Brasil um recorte de jornal com o resultado do ENEM Brasil 2013. A matéria traz o ranking das dez melhores escolas classificadas em termos de pontuação e, como não poderia deixar de ser, todas elas são particulares, evidentemente frequentadas por alunos oriundos de famílias de alto pode aquisitivo. Primeiro lugar: Colégio Objetivo Integrado (São Paulo), segundo lugar: Colégio Bernoulli (Belo Horizonte), terceiro lugar: Colégio e Curso Ponto de Ensino (Rio de Janeiro) e assim por diante, todas as escolas situadas em capitais, exceto uma de Ipatinga, o Colégio Elite Vale do Aço (o próprio nome já diz tudo!). Nem precisa dizer que as escolas públicas ficaram em último lugar e os alunos, coitados, Deus sabe onde vão parar!
Recentemente, a Presidente Dilma Roussef, em seu discurso de posse, disse que o novo lema do seu governo será “Brasil, Pátria Educadora”. Uau, que belíssimo lema! Será que teremos realmente mudanças radicais na educação que vão de fato transformar a nossa realidade?
Enquanto isso, vamos em frente que os livros me esperam para uma nova jornada.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: