SER PROFESSOR

DIA DOS PROFESSORESSer Professor com P maiúsculo é como plantar uma semente e colher os frutos saborosos e nutritivos; é como educar um filho e vê-lo tornar-se um sábio; é transmitir crenças e valores sustentáveis e vê-los transformar a vida das pessoas; é satisfazer-se com a doação pura e simples de ver as pessoas crescerem e se libertarem em busca de sua auto-realização.
Trabalhei mais de 30 anos dentro de empresas de grande porte nas mais variadas áreas. Há cerca 05 anos resolvi mudar de rumo; uma grande amiga convidou-me para lecionar em um curso de pós-graduação e acabei tornando-me Professor. Confesso que eu nunca senti-me tão realizado profissionalmente como sinto-me atualmente; encontrei em sala de aula o que não conseguia encontrar com tal intensidade dentro das empresas. Infelizmente, tenho que admitir que, como Professor, em alguns momentos dessa trajetória, na ânsia de acertar, falhei, mas a grandeza das conquistas superaram as derrotas. Trago comigo alguns feedbacks de grandes alunos que me engrandeceram e engrandecem e gosto de compartilhar com alguns amigos mais chegados:
“Professor, gostaria mais uma vez de felicita-lo pela excelente palestra de ontem à noite e desejar sinceramente que continue com este Dom Divino de eloquência e sapiência. Num mundo onde o lucro e a degradação dos valores morais estão abrangendo a consciência coletiva, é confortador encontras pessoas que ainda prezam valores como a família e a ética. Fiquei lisonjeada de tê-lo conhecido”.
Professor, nós costumamos sentir saudades dos professores da educação infantil, aquelas pessoas, normalmente mulheres, que naquele período de nossa vida substituem nossas mães enquanto estamos na escola. Talvez por isso as chamávamos de ‘tias’ … Agora, na pós-graduação, ter o mesmo sentimento foi uma novidade para nós. Entendo que o senhor conseguiu aquilo que todo professor deveria ter como pré-requisito: saber que uma aula, por melhor que seja o conteúdo dela, só atingirá seus objetivos (aprendizagem do aluno) se o professor entender que ele não transfere conhecimento, que necessariamente a aula deverá fomentar a curiosidade/interesse dos alunos”.
“Professor, fico muito feliz em saber que ainda existem professores como o senhor. Ao mesmo tempo, a tristeza de terminar uma aula tão agradável. Saiba que você é muito querido por todos nós”.
“Ser mais um na multidão pode não representar nada, porém se a multidão grita palavras de ordem e eu componho o coro, eu deixo de ser um para ser um conjunto.Este conjunto grita:
-Obrigado Professor Julio!
Sinta-se orgulhoso pelo que faz, da forma como faz. Sinta-se exemplo em sua categoria. Se este conjunto é pequeno para proclamar-te grande, certamente está ao lado de muitos outros conjuntos que tiveram o prazer e honra de conhecê-lo e que juntos a nós, gritamos todos o mesmo brado.Tomara, nos encontremos novamente”.

Creio que resultados como esses não são somente privilégios específicos meus, mas de muitos outros Professores que dedicam sua vida, apesar das inúmeras dificuldades, em prol do ensino e do desenvolvimento de seus alunos. Nessa data dedicada ao magistério, transfiro essas homenagens citadas acima a todos eles. Sabedoria, paciência, persistência, humildade e fé: que todos façamos dessas virtudes os pilares para o desenvolvimento do nosso trabalho.
Nesse momento conturbado de mudanças que estamos vivendo, nossos candidatos a Presidência da República falam em investimento na educação. Minha esperança é que essas promessas algum dia se tornem verdadeiramente uma realidade e os nossos Professores sejam realmente de forma concreta e compensatória reconhecidos e valorizados. Com certeza, a solução passa pela educação!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

