O COACH E A SWOT PESSOAL: UMA METODOLOGIA EFICAZ PARA O ALCANCE DE OBJETIVOS

Há algum tempo tive oportunidade de divulgar um artigo neste conceituado Caderno sobre Coach e o impacto que esta metodologia inovadora tem causado no mercado de trabalho, ajudando profissionais na melhoria da performance e no alcance de objetivos. Agora, novamente voltamos a falar desta metodologia tendo como objeto a SWOT Pessoal.

SWOT é um termo importado da língua inglesa originário dos vocábulos Strenght (S) que significa Forças, Weakness (W), que significa fraquezas, Oportunities (O), que significa Oportunidades e Treatness (T), que significa Ameaças. Traduzido para a língua portuguesa deu origem ao termo FOFA (Forças/Oportunidades/Fraquezas/Ameaças). Esta ferramenta teve sua origem na administração estratégica e foi adaptada para o Coach com foco no aspecto pessoal e exerce um papel fundamental no alcance de objetivos, identificando as potencialidades e os pontos a desenvolver do profissional.

A análise de SWOT Pessoal abrange os aspectos pessoais, focando nas forças e fraquezas internas do profissional e os aspectos externos (ambientais), focando nas oportunidades e ameaças que impactam negativamente no alcance dos seus objetivos. A título de exemplo, suponhamos que um profissional tenha por objetivo se recolocar no mercado de trabalho. Como possíveis exemplos de suas forças nesta análise, poderíamos citar formação acadêmica, nível de experiência, domínio de língua inglesa, liderança, capacidade de negociação, experiência internacional entre outros. Como exemplos de fraquezas poderíamos citar timidez, dificuldade para tomar decisões, insegurança, baixa autoestima, saúde frágil etc. Por outro lado, no campo das oportunidades poderíamos relatar mercado de trabalho aquecido, economia estável, boa network, participação de grupos sociais, base familiar, reservas financeiras etc. Por último, como exemplo de ameaças, poderíamos ter elevada concorrência no ramo profissional, local de moradia distante dos grandes centros, indisponibilidade para viagens, impossibilidade de mudança de domicílio, referências negativas nos empregos anteriores etc. Na verdade, para cada profissional e para cada objetivo traçado existe uma variedade de fatores a serem levantados, cabendo ao profissional identificá-los com a ajuda de um Coach, de acordo com o contexto onde está inserido. Após este levantamento, estes fatores são pontuados individualmente numa escala de peso de 1 a 3, sendo 1 equivalente a pequeno, 2 equivalente a médio e 3 equivalente a grande. A comparação dos somatórios dos pesos das forças e fraquezas e das oportunidades e ameaças, oferece ao profissional condições para avaliar seu status atual para alcance do seu objetivo, potencializando os fatores positivos (forças e oportunidades) e atacando os fatores negativos (fraquezas e ameaças).

Para atacar de maneira sistemática os fatores listados como negativos, traça-se então um Plano de Ação no modelo 5W2H, descrevendo de maneira clara e objetiva todas as atividades necessárias para eliminar ou reduzir os impactos gerados por estes fatores. O Plano de Ação 5W2H é uma ferramenta poderosíssima originária da gestão estratégica da qualidade que define as ações a serem implementadas segundo o seguinte esquema: o que será feito (What), quem fará (Who), quando será feito (When), onde será feito (Where), por que será feito (Why), como será feito (How) e finalmente quanto custa cada ação (How Much). Observem que o termo 5W2H teve origem nos vocábulos ingleses citados entre parênteses. As ações devem ser listadas de acordo com a ordem de importância e quantas forem necessárias.

A experiência tem demonstrado no desenvolvimento dos trabalhos de Coach que, quando o profissional se compromete profundamente com o seu plano traçado, executando criteriosamente todas as ações listadas, o sucesso é garantido.

Você já definiu com clareza qual é o seu objetivo? Você consegue definir de maneira concreta quais são suas forças e fraqueza e as oportunidade e ameaças que impactam no alcance deste seu objetivo? O que você está fazendo de maneira concreta para alcançá-lo? Já tem um plano de ação bem definido? Se você quiser se aprofundar sobre o assunto, é só nos contatar…

    • EMHANUEL HGUIAR
    • 2 janeiro, 2013

    EXCELLENTE ! BOM COMECO DE ANO.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: