PLANEJAMENTO FAMILIAR: UTILIZANDO OS PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL

Todos aos anos, no apagar das luzes do ano que passou, minhas meninas e eu temos o costume de nos reunirmos em família para traçarmos nossas metas para o ano seguinte. O processo funciona mais ou menos assim: fazemos inicialmente uma sessão de “Brainstorming” (Toró de Parpites, como diz o mineiro ou “Diarréia Cerebral”, numa versão mais xula!) onde todos podem expressar e registrar seus sonhos, sem lilmites e sem censura. É um momento muito gostoso e engraçado! Como é bom sonhar… Em seguida, utilizando um Plano de Ação 5W2H (O Quê/Quem/Quando/Como/Onde/Por quê/Quanto), passamos à fase seguinte onde priorizamos as metas, utilizando o critério de importância e de disponibilidade financeira para realizá-las. Nesse momento, evidentemente, alguns sonhos ficam para trás, mas o que prevalece são as metas que realmente são melhores para a família como um todo. Durante o ano, monitoramos mês a mês o andamento do Plano, dentro do princípio do PDCA (Planejar/Realizar/Checkar/Corrigir). No final do ano, dentro do mesmo princípio, fazemos uma avaliação final e elaboramos novamente as metas para o ano seguinte.

É uma experiência extremamente interessante, o aprendizado é enorme e os resultados palpáveis!  Em 2010, minha família e eu conseguimos atingir cerca de 70% das metas propostas! Infelizmente, o que se percebe na prática é que a grande maioria das famílias não conseguem definir exatamente o que querem e se tem condições para conseguir. E aí acabam se perdendo em dívidas, frustrações e discussões inúteis! Deixo aqui minha contribuição para aqueles que pretendam mudar e atingir seus objetivos!  Coloco-me à disposição para aqueles que queiram se aprofundar no assunto. Um Feliz Natal para todos e um Ano Novo repleto de saúde, realizações e sucesso! Com qualidade!…

    • Aline Vasconcelos
    • 23 dezembro, 2010

    Muito legal a idéia de compartilhar a idéia das metas anuais com os blogueiros.
    Gostei de saber que atingimos 70%.
    Te amooooooo. Abraços,
    Aline

    • helena
    • 23 dezembro, 2010

    Me pareceu muito interesante o planejamento feito com a ajuda do 5W/2H , já estava pensando em organizar melhor esta questão lá em casa apartir do ano novo , com essas dicas então!! me animei mais ainda !!!
    Sussessos!!!
    Abraços
    Lelena.

      • jcesar10
      • 23 dezembro, 2010

      Lelena, obrigado pelo retorno! Se precisar da nossa ajuda, conte conosco!
      Grande abraço,
      Júlio

    • leticia moraes
    • 3 janeiro, 2011

    gostei e vou tentar aplicar, tens como me mandar a planilha?

    • EMHANUEL HGUIAR
    • 2 janeiro, 2013

    BELO ARTIGO! AMIGO CONSULTOR TENS COMO ME MANDAR A PLANILHA DO PLANO DE ACAO

      • Júlio César Vasconcelos
      • 7 janeiro, 2013

      Prezado Emhanuel, obrigado pelo feedback! Estou enviando um modelo de Plano de Ação no seu e-mail. Um abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

