OS EXAMES DA OAB E DO CRM

Recentemente o Conselho Regional de Medicina de São Paulo realizou uma prova direcionada aos estudantes de Medicina para avaliar o seu nível de conhecimento na área. O resultado foi assustador: 56% dos participantes foram reprovados!   E o pior, nos últimos três anos, mais da metade dos futuros médicos foi reprovada.
Uma criança chega a um pronto-socorro com sintomas que podem ser de meningite. Que exame o médico deve fazer para ter certeza? 64% dos alunos que fizeram a prova não souberam responder a esta pergunta além de outras de caráter básico!

Alguma coisa está errada! Não adianta a OAB e o CRM ficar fazendo estas provas e avaliando os estudantes no final do processo. O  velho conceito de “inspeção de qualidade” no final de linha está ultrapassado! Depois que os alunos são reprovados no teste, o que fazer? Como recuperar o tempo perdido? É preciso trabalhar na causa fundamental e não no efeito! O que precisamos na verdade é de ferramentas (indicadores) que meçam com eficácia a qualidade do ensino durante o seu desenvolvimento e não no final deste. Que os professores e as instituições sejam também permanentemente avaliados tanto quanto os alunos! Que os métodos de ensino e avaliação sejam revistos! Que as faculdades de “meia tigela” sejam fechadas! Não dá mais para tolerar instituições que criam salas de aula com um elevado número de alunos ensardinhados em cubículos apertados e mal estruturados em busca de lucros descontrolados! Não dá mais para tolerar professores malucos que sobem no tablado da sala de aula, viram as costas para os alunos, enchem o quadro teorias e fórmulas esquisitas e depois despejam em cima dos alunos provas que nem eles mesmo entendem! O resultado nunca será satisfatório!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: