O TERRORISMO DO ENEM

Por mais que eu tente, não consigo entender a lógica que permeia a implantação do ENEM. Sempre fui contra a pressão e o desgaste a que são submetidos nossos jovens com o vestibular. Chega a ser desumana, desrespeitosa a situação a que são submetidos. Sem contar a massificação e a deturpação do ensino com a indústria mercenária dos cursinhos pré-vesibular…

 Entendo que o acesso à Universidade tem que ser um processo natural para todos os concluintes do segundo grau que queiram continuar seus estudos, independentemente da classe social, do nível de conhecimento ou da instituição que estudaram. Se o nínel de conhecimento não é suficiente, o problema não é dos alunos e sim dos responsávesi pelo sistema de ensino que para eles foi disponibilizado. Minha expectativa era que realmente houvesse uma evolução. No entanto, a impressão é que simplesmente mudaram de nome, em vez de Vestibular, passou para ENEM. E, pelo visto, de uma maneira muito mais cruel! O “imbroglio” deste final de semana passado foi assustador. O pior é que a novela foi a mesma do ano passado! Pobres dos nosso estudantes!

Caos no trânsito, com alunos chegando atrasados e desesperados dando com os portões fechados na cara, tumulto, empurrões e tapas na entrada, gabaritos errados, cadernos de questões com numeração trocada,  falta de energia com alunos presos durante horas em sala de aula e por aí vai…Até o exército foi acionado! Sem contar os detalhismos absurdos com a exigência da utilização de caneta esferográficade tinta preta, proibição de uso de relógio e outras pérolas mais. Certamente, se nossos burocratas de Brasília responsáveis pelo processo fossem submetidos aos mesmos critérios de nota a que foram submetidos os alunos, eles seriam reprovados…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: