OS MINEIROS SOTERRADOS DO CHILE E O GERMINAL DE EMILE ZOLA

Assustador o acidente ocorrido com os mineiros numa mina de cobre e ouro, a San Esteban, na cidade de Copiapó, situada na região norte do Chile. O acidente ocorreu devido a um desmoronamento que bloqueou o acesso dos mineiros à superfície, deixando-os isolados a 700 metros da superfície.

O que chama a atenção são as informações referentes às condições de segurança desta mina e de outras localizadas na região. Notícias informam que nove minas, apontadas como de pequeno porte, foram fechadas nos últimos tempos por falta de rotas de fuga. A mina de San Esteban, onde ocorreu o acidente,  não tinha alternativas de ventilação e saídas em condições de serem usadas pelos trabalhadores. O Governo chileno reconheceu que tinha conhecimento do descumprimento das normas de segurança na mina. Absurdo! Agora, depois do acidente, o presidente Sebastián Piñera, ordenou uma série de mudanças no sistema de mineração do país e encaminhou ao Legislativo uma proposta de ampliação da legislação trabalhista, reforçando o esquema de segurança do setor. Os donos da San Esteban estão sendo processados pelos familiares por tentativa de homicídio:  “O empregador deveria saber que um acidente como esse com resultado trágico de morte poderia ocorrer”, afirmou ontem Edgardo Reinoso, advogado das famílias. 

Vem a pergunta que não quer se calar: Por que não foram tomadas providências antes da ocorrência do acidente? Onde estavam os donos desta “fábrica de túmulos” que não enxergaram tamanhas evidências de possibilidade de ocorrências de uma catástrofe? Será que o brilho fulgurante do ouro ofuscou-lhes a visão?

Tudo indica que a ambição desmesurada e louca do capitalismo selavagem e sua busca desenfreada por maiores cifrões falou mais alto do que a importância da vida humana e a segurança do trabalho ficou relegada a último plano. Deu no que deu…

Pelo visto, as condições sub-humanas de trabalho nas  minas de carvão da idade média, relatadas por Emile Zola em seu clássico Germinal, infelizmente ainda econtram espaço no mundo atual. Até quando milhares de vidas humanas ainda vão ser sacrificadas por capitalistas inescrupulosos em nome da obsessão desenfreada pelo lucro???

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: