“TEJE PRESO”

Passando hoje pela Prudente de Moraes, na região central de BH, presenciei uma cena que me deixou meio traumatizado! Um senhor de meia idade, com uma Brasilia estacionada sobre o calçadão, estava sendo abordado por três policiais. Só o ouvi dizer: “Eu estou trabalhando, não sou vagabundo e vocês vão me prender?”  

Ato seguinte, só ouvi o barulho das algemas sendo fechadas e o cidadão com os braços presos para trás, seguro pelos policias, um de cada lado. Não tive coragem de ficar para ver o final da história, mas o imagino sendo empurrado de ponta-cabeça para dentro de viatura policial e sendo trancafiado.

Não sei quem era o cidadão, embora tenha me parecido responsável, e nem se os policiais tinham razão em agir de tal maneira, mas a cena traumática levou-me a uma profunda reflexão, lembrando a notícia divulgada na mídia sobre a morte por greve de fome na prisão do jornalista cubano, Orlando Zapata. Quantos cidadãos de outros países estão injustamente neste momento encarcerados, morrendo de fome e torturados? O que dizer das ditaduras dos Fidéis, dos Ahmadinejads e dos Chaves?

É muito difícil entender como o Lula, justamente ele um líder inquestionável que no passado foi vítima deste autoritarismo trágico, criticou, durante visita à Cuba, a greve de fome de prisioneiros políticos cubanos injustamente trancafiados em condições desumanas, torturados e morrendo nos cárceres! E muito difícil entender como esta figura vive mancomunado a ditadores como Mamud Ahmadinejad e Hugo Chaves! 

Talvez relendo George Orwell e o seu clássico “A Revolulação dos Bichos”  possamos entender melhor os fatos…

Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão”… (Lula, Entrevista à Folha de São Paulo – 2009)

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: