CORRUPÇÃO: AFINAL DE QUEM É A CULPA?

SUBORNANDO GUARDAConfesso que fiquei estarrecido! Em reportagem recente divulgada pelo Fantástico, uma pesquisa livre envolvendo cerca de 400 pessoas em São Paulo constatou que dentre os pesquisados, 48% afirmou que aceitaria sim propinas como a do mensalão, subornam policiais para não pagar multas e sonegam impostos naturalmente, sem qualquer dor de consciência, entre outros “deslizes” considerados menos graves. O mais interessante é que é este mesmo cidadão o que joga pedra nos políticos, criticando de maneira veemente suas maracutaias!

Esta semana, viajei a trabalho e precisei de um recibo de taxi para reembolso junto à Faculdade onde sou professor. O motorista de táxi, com uma cara limpa e desavergonhada me perguntou de quanto eu queria o recibo, fazendo um comentário sarcástico que era para eu ganhar um dinheirinho a mais…Quando o questionei sobre a ilegalidade do fato, ele se mostrou surpreso com a minha atitude, provavelmente achando-me com cara de babaca! Afinal isto é tão comum, todos fazem!…

É uma verdadeira lástima! Antes de mais nada precisamos nos olhar no espelho! Se não mudarmos nosso jeito de ser, como poderemos cobrar coerência, ética e responsabilidade daqueles que nos representam?… Sinceramente, cidadãos com o comportamentos típicos como este do motorista de táxi não valem nada, nem R$1,99! O pior de tudo, que como mostrou o Fantástico, parece ser um comportamento comum da maioria dos brasileiros!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

